og:site_name - speechfono Ecolalias
top of page

Ecolalias


Ecolalias!

No nosso grupo de estudos do dia 15/05 falamos sobre esse tema que rendeu "pano pra manga"!

.

.

Como o próprio nome já diz, ecolalias são "ecos da fala". Ela pode se apresentar em três formas:

1.Ecolalia Imediata - a criança ecoa imediatamente ao escutar a fala do interlocutor.

2. Ecolalia tardia - ela ecoa palavras ou frases que já foram ditas em algum momento.

3. Ecolalia mitigada - a pessoa ecoa palavras ou frases que já ouviu em alguma situação e repete de forma funcional.


É importante saber que:

🕵️ As ecolalias podem apresentar funções comunicativas - autoregulatório, exclamativa, pedido de ajuda, narrativas, nomeações, informativa - cabe ao terapeuta observar com atenção e orientar a família e outros profissionais quanto a melhor conduta.


🕵️ Elas não precisam ser redirecionadas o tempo todo - a ecolalias está presente e, em alguns contextos, a criança tem algo a dizer sim, mas ainda não apresenta um bom desempenho da linguagem receptiva e expressiva.

.🕵️ Durante o processo de aquisição de linguagem em crianças típicas, as ecolalias tbm acontecem! - aprendemos imitando!

.

Ecolalia não é exclusividade do TEA. Essa manifestação pode estar presente em quadros de: afasia, comprometimento intelectual, síndrome de Tourette, quadros demenciais e outros.

.

Ecolalia é diferente de estereotipia vocal (vale a pena e deixo a dica para você investigar o por que... tbm deixo um convite para que vc participe do próximo grupo de estudos 🤪).

.

🤡Fechando esse tema com senso de humor, já parou pra pensar que uma pessoa que imita outras pessoas, também faz ecolalias?! O humorista que imita o Silvio Santos, por exemplo! Ecolalia pura 🤡

.

189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page